6 dicas para monta um planejamento de estudo e não procrastinar.
Se tem algo que pode ajudar a manter o foco durante um dia estudando, é um bom planejamento de estudo. Sem um bom plano de ação, você corre o risco de se perder no meio do caminho e cair na procrastinação. Quer melhorar sua concentração e tornar sua rotina de aprendizado mais produtiva? O Time Foco separou dicas valiosas para você montar um planejamento de estudo eficiente!
Defina metas claras
Abrir o caderno sem saber o que estudar é a receita perfeita para perder o rumo. Por isso, um bom planejamento de estudo faz toda a diferença. Antes de começar o dia, defina claramente quais são seus objetivos. O que você vai estudar? Física? Eletrodinâmica ou Cinemática? E como você vai estudar? Videoaula, lista de exercícios, apostila?
Ter metas bem definidas no seu planejamento de estudo aumenta sua produtividade e evita que você desperdice seu tempo com indecisões.
Divida Suas Tarefas em Pequenos Passos
Estudar um tópico inteiro de uma vez pode parecer assustador e isso pode aumentar a chance de você enrolar. Para evitar isso, quebre os grandes objetivos em pequenas metas! Em vez de botar no planejamento de estudo “Estudar Genética”, experimente:
- Revisar a 1ª Lei de Mendel
- Resolver 10 questões sobre o tema
Assim, seu planejamento de estudo fica mais leve e prático, o que te ajuda a manter a motivação!
Prepare seu ambiente de estudo
Ambiente bagunçado = mente bagunçada! Seu espaço de estudo influencia diretamente na sua concentração. Para um planejamento de estudo eficaz, se organize:
- Mesa arrumada: evita distrações visuais.
- Boa iluminação: melhora a visibilidade e evita o cansaço dos olhos.
- Cadeira confortável: para manter uma boa postura e não sentir dores.
- Silêncio ou música tranquila: ajuda a criar um ambiente de concentração (para quem curte uma musiquinha de fundo, as playlists Lo-fi e a soundtrack do filme Interstellar são ótimas opções)
Além disso, tenha tudo o que você precisa para estudar por perto: lápis, caderno, carregador, fone, água e lanchinhos. Assim, você evita dar “uma voltinha” que pode virar procrastinação.
OFF das distrações digitais
A internet pode ser uma grande aliada nos estudos, mas também uma inimiga da concentração. Para evitar cair no scroll infinito, coloque o celular no modo “Não Perturbe” ou, se possível, deixe em outro cômodo – assim, a tentação de dar “só uma olhadinha” nos stories fica bem menor. No computador, use bloqueadores de sites para restringir o acesso a redes sociais e garantir que seu planejamento de estudo tenha menos interrupções.
Faça pausas programadas
Estudar sem parar não é produtivo! Fazer pausas regulares é essencial para manter o foco e a absorção do conteúdo. Veja algumas técnicas que podem te ajudar a programar as pausas e como voltar para o eixo quando se cansar:
- Técnica Pomodoro: 25 minutos de estudo + 5 minutos de descanso. Essa é a versão mais conhecida, mas você pode adaptar conforme seu ritmo. O importante é ter um intervalo para esticar o corpo e relaxar a mente!
- Técnica de Respiração 4-7-8: Inspire por 4 segundos, segure o ar por 7 e solte por 8. Isso aumenta a oxigenação do cérebro e melhora a concentração!
Se atente a sua alimentação
Você é o que você come – e a alimentação reflete muito na hora dos estudos! Se alimentar estrategicamente pode ajudar no seu planejamento de estudo, então se liga:
- Evite cafeína em excesso: O café pode te dar um pico de energia, mas quando passa, vem o cansaço e a falta de concentração – além de afetar no sono. Se precisar de algo quentinho, prefira um chá, chocolate quente ou café descafeinado!
- Escolha bem os lanchinhos: Alimentos que são boas opções para um dia de estudo são castanhas, chocolate amargo, frutas (banana é uma ótima opção), ovos e abacate!
- Hidrate-se: Falta de água pode causar fadiga e dores de cabeça. Beber pelo menos 2L de água por dia vai ajudar sua saúde e seu desempenho nos estudos!
Manter o foco nos estudos e evitar a procrastinação exige disciplina, mas com um bom planejamento de estudo, tudo fica mais fácil.